Pular para o conteúdo principal

Tabela Pré-Socráticos




Atividade 3 – Filosofia / Profº Mauricio

Preencha a tabela de acordo com as apresentações dos trabalhos em grupo.




a)

Mileto

“Tudo é água.”
b)
Anaxímenes


“[O ar] se diferencia nas várias substâncias segundo o grau de rarefação e condensação: e assim dilatando-se dá origem ao fogo, enquanto condesando-se dá origem ao vento e depois às nuvens.”
c)

Eleia
O ser é; o não ser não é.
“Necessário dizer e pensar que o ser é: de fato o ser é, nada não é.”
d)


Tudo flui, nada muda.
“Descemos e não descemos ao mesmo rio, nós somos e não somos.”
e)


Homeomerias/  Sementes colocada em movimento pela Inteligência (Nous)
“Tudo está em tudo.”
“Todas as outras coisas têm parte de cada coisa, mas a inteligência é ilimitada, independedente e não misturada com nada, mas está só em si.”
f)

Agrigento

“Saiba, pois, primeiramente que quatro são as raízes de todas as coisas, Zeus candente, Hera vivicadora e Aidoneus e Nestis que de suas lágrimas destila a fonte mortal.”
g)

Abdera

“Mas esse absolutamente pleno não é uno, antes, um infinito número de corpos, invisíveis pela pequenez do seu volume. E estes corpos estão em movimento no vazio e reunindo-se, dão lugar a geração e, separando-se à destruição.”


















Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Introdução à Filosofia - Eutífron ou da Religiosidade – Platão

Eutífron ou da Religiosidade – Platão Vejamos agora um trecho de um dos diálogos de Platão, Eutífron, que constitui um modelo exemplar de método dialético. Na cena inicial, à porta do tribunal de Atenas, Sócrates encontra Eutífron, conhecido como grande entendido em temas religiosos. O filósofo conta que movem contra ele uma ação em que é acusado de corromper os jovens inventando novos deuses e desacreditando os antigos. Eutífron, por sua vez, comenta que veio ao tribunal por ter apresentado uma acusação de homicídio contra o próprio pai. Conta que a vítima era um servo que, embriagado, degolou outro servo. O pai prendeu o homicida em um fosso, sem ter maiores cuidados com ele, enquanto esperava orientação do encarregado de justiça. Só que o servo assassino não aguentou o cativeiro e faleceu de frio e inanição. Eutífron julga, então, que seu pai teria se tornado um homicida também, por omissão, e que, ao acusá-lo, estava agindo de maneira piedosa, isto é, conforme o dever ...

Lógica e Linguagem - Falácias

Fonte: http://www.osbatutas.com.br/2015/04/argumento-tendencioso-e-falacia-logica.html

O Livro de Ouro da Mitologia para download

Link para download d' "O Livro de Ouro da Mitologia" de Thomas Bulfinch. http://filosofianreapucarana.pbworks.com/f/O+LIVRO+DE+OURO+DA+MITOLOGIA.pdf