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Aula 1: “O que é Filosofia?”

Aula 1 “O que é Filosofia?”

Fonte: CHAUI, Marilena. Convite à Filosofia. Ed. Ática, 2012. (Introdução) versão pdf (edição de 2000)

Atividade 1
O que é Filosofia para vocês?

Nossas Crenças Costumeiras
1.       ‘Que horas são?’ Que dia é hoje?’
2.       ‘Ele está sonhando.’ Ela está maluca.’
3.       ‘Estude para ir bem na prova’
4.       ‘O Sol é maior do que vemos.’

“Por que “crenças”? 
Porque são coisas ou idéias que acreidtamos sem questionar, que aceitamos por que são óbvias, evidentes.”

Frases cotidianas
Crenças
1.       ‘Que horas são?’ Que dia é hoje?’
Tempo existe, passa, pode ser medido.
Presente ≠ Passado ≠ Futuro
2.       ‘Ele está sonhando.’ ‘Ela está maluca.’
Sonho≠Vigília (estar acordado)
Sonho – Ilusão / Vigília - realidade
3.       ‘Estude para ir bem na prova’
Realidade feita de encadeamentos de causa e efeito.
4.       ‘O Sol é maior do que vemos.’
Percepção pode apreender as coisas diferentes de como são dependendo da distância.
Coisas ocupam diferentes lugar no espaço.

Momentos de Crise
“Quando uma crença contradiz outra ou parece incompatível com outra, ou quando aquilo que sempre acreditamos é contrariado por uma outra forma de conhecimento, entramos em crise.”
Duas atitudes:
- Muito bem Obrigado
-Indagar origem, sentido, realidade de nossas crenças

Atitude Filosófica
Philosophía = gr. “amor à sabedoria”
 Perguntas filosóficas:
‘O que é o Tempo?’ ‘O que é a realidade?’ ‘O que é a Ilusão?’ ‘O que é a percepção?’ ‘O que é o espaço?’

Primeira resposta à pergunta  “O que é filosofia?”
“A decisão de não aceitar como naturais, óbvias e evidentes as coisas, as ideias, os fatos, as situações, os valores, os comportamentos de nossa existência cotidiana; jamais aceitá-los sem antes havê-los investigado e comprendido.”

Características da Atitude Filosófica:
1.       Negativa: dizer não aos pré-conceitos e pré-juízos, ao que todo mundo diz e pensa; colocar nossas crenças em parênteses.
2.       Positiva: interrogar o que são as coisas, as ideias, os fatos, etc.
- “O que é?” Por que e?” “Como é?”

1 + 2 >> Atitude Crítica


Atitude Filosófica: indagar
Ø  O que é uma (uma coisa, uma ideia, um valor, um comportamento)?
Ø  Como é (uma coisa, uma ideia, um valor, um comportamento)?
Ø  Por que é (uma coisa, uma ideia, um valor, um comportamento)?
1º dirige-se ao mundo
2º dirige-se a nós mesmos, aos seres humanos

“A Filosofia compreende que precisa conhecer nossa capacidade de conhecer, que precisa pensar sobre nossa capacidade de pensar.”
Ø  “O que é pensar?” “Como é pensar?” “Porque pensamos?”

Reflexão Filosófica: O movimento pelo qual o pensamento, examinando o que é pensado por ele, volta-se para si próprio para examinar, compreender e avaliar suas ideias, suas vontades, seus desejos e sentimentos.

Perguntas da reflexão filosófica:
1.       “Por que pensamos o que pensamos, dizemos o que dizemos e fazemos o que fazemos?” (motivos, razões, causas)
2.       “O que queremos pensar quando pensamos, o que queremos dizer quando falamos, o que queremos fazer quando agimos?” (conteúdo, sentido)
3.       “Para que pensamos o que pensamos, dizemos o que dizemos, fazemos o que fazemos?” (intenção, finalidade)

Filosofia: um pensamento sistemático
“A filosofia trabalha com enunciados precisos e rigorosos, busca encadeamentos lógicos entre os enunciados, opera com conceitos ou ideias obtidos por procedimentos de demonstração  e prova, exige fundamentação racional do que é enunciado e pensado.”
Ø  Não um “eu acho que”, mas poder afirmar “eu penso que”

Em busca de uma definição da filosofia
1.       Visão de mundo de um povo, de uma civilização ou de uma cultura.
Conjunto de ideias, valores e práticas pelos quais uma sociedade apreende e compreende o mundo e a si mesmas.

2.       Sabedoria de vida
Filosofia = escola de vida, arte do bem viver, sabedoria interior

3.       Esforço racional para conceber o Universo como uma totalidade ordenada e dotada de sentido

Tarefa da Filosofia: compreensão e explicação totais do Universo

a.       Religião também busca essa compreensão
Religião –fé numa revelação divina
Filosofia – esforço racional

b.      Filosofia nos seus primórdios apresentava explicação total a realidade. / Não havia distinção e separação entre filosofia e ciência.
-A filosofia e as ciências foram se separando no correr da história
-Saber científico se separou em vários saberes particulares

A Filosofia compartilha a explicação da realidade com as ciências e as artes.

Ciências: estudam campos da realidade definidos (Ex: Física, Astronomia, Química, etc.)
Artes: diferentes formas de expressão (Ex: Literatura, Música, Artes Plásticas, etc.)

4.       Fundamentação teórica e crítica dos conhecimentos e das práticas

Fundamento: “base ou o princípio racional que sustenta uma demonstração verdadeira”
Teoria:  “atividade puramente intelectual do pensamento”
Crítica: “exame racional de todas as coisas sem preconceito e sem pré-julgamento”

Fundamentação teórica: “determinar pelo pensamento, de maneira lógica, metódica, organizada e sistemática o conjunto de princípios, causas e condições de alguma coisa.”

Fundamentação crítica: “examinar, avaliar e julgar racionalmente os princípios, as causas e condições de alguma coisa.”

Formas de conhecimento: percepção, imaginação, memória, linguagem, inteligência, experiência, reflexão


Atividades interiores e comportamentos externos dos seres humanos:  ética, política, religião, arte, cultura.

Como fundamentação teórica e crítica a filosofia ocupa-se com:
- os princípios, as causas e codições do co conhecimento que pretenda ser racional e verdadeiro;
- com a origem, a forma e o conteúdo dos valores éticos, políticos, religiosos, artísticos e culturais;
- com os princípios, as causas e condições das transformações histórica dos conceitos, das ideias, dos valores e das praticas humanas.

Investiga ideias gerais como: realidade, mundo, natureza, cultura, história, verdade, humanidade, temporalidade, necessidade, possibilidade, diferença, repetição, etc.

A filosofia não é ciência: é uma reflexão sobre os fundamentos da ciência, isto é, sobre procedimentos e conceitos científicos.

Não é arte: é uma reflexão sobre os fundamentos da arte, isto é, sobre os conteúdos, as formas, as significações das obras de arte e do trabalho artístico.


Não é política: mas interpretação, compreensão e reflexão sobre a origem, a atureza e as formas de poder e suas mudanças.

Filosofia segundo alguns filósofos:

Platão: “A filosofia é um saber verdadeiro que deve ser usado em befício dos seres humanos para que vivam numa sociedade justa e feliz.”

Descartes: “A filosofia é é o estudo da sabedoria, conhecimentos perfeito de todas as coisas que os humanos podem alcançar para o uso da vida, a conservação da saúde e a invenção das técnicas e das artes com as quais ficam menos submetidos Às forças naturaias, À intempéries e aos cataclismos.”

Kant: “A filosofia é o conhecimento que a razão adquire se di mesma para saber o que pode conhecer, o que pode fazer e o que pode esperar, tendo como finalidade a felicidade humana.”

Marx: “Até agora, os filósofos não fizeram mais do que interpretar o mundo; trata-se de transformá-lo.”


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